Na questão da Venezuela não há meio-termo, é Maduro ou Biden • Diário Causa Operária (2024)

A posição de Lula sobre a Venezuela está criando um enorme problema para o governo. Ele tenta conciliar o inconciliável, a oposição fascista imperialista e o governo nacionalista de Maduro. Assim todos criticam Lula, a esquerda porque ele abandonou sua posição tradicional de união da América Latina, e a direita, pois ele não é abertamente golpista contra Maduro. Os que tentam defender Lula caem em teses que não condizem com a realidade. É o caso do colunista do Brasil 247 Marcelo Zero “O Brasil deve se alinhar a um dos polos da nova ‘Guerra Fria’?”

A sua tese é que Lula não precisa se alinhar aos BRICS ou ao imperialismo. Ele começa afirmando “nosso papel de mediador é muito elogiado por diversos países e até mesmo pela oposição venezuelana”. Ser elogiado não é algo necessariamente bom. Ser elogiado por Biden certamente não é bom. O mesmo vale para o elogio da oposição venezuelana. Essa oposição é um grupo de fascistas que está à direita de Jair Bolsonaro. Um elogia deles é muito mais uma crítica do que qualquer fator positivo.

Ele segue: “no plano interno, não obstante, às velhas críticas da direita se somam, agora, críticas de alguns setores da esquerda. Esses setores consideram que o Brasil deveria ser mais assertivo na luta contra o ‘imperialismo’, o que implicaria escolher alinhar-se ao ‘polo oposto’, na luta pelo poder mundial”. Aqui está o erro primordial do autor. Pelas aspas fica claro que ele não acredita que existe o imperialismo. E, ao mesmo tempo, ele acha que os países oprimidos querem o poder mundial e não que luta por sua soberania. Ao longo do texto fica claro como essa posição é errada.

Ele afirma: “é preciso considerar que o que se chama de nova ‘Guerra Fria’ é uma invenção e uma imposição do EUA e aliados. Os EUA e aliados pressionam o denominado Sul Global para que ‘escolha’ entre o lado das ‘democracias’ e o lado das ‘autocracias’. Aqui fica evidente sua incompreensão total do imperialismo. Os EUA não querem definir com que lado um país está alinhado, querem dominar a economia dos países oprimidos. Querem o petróleo da Síria, querem o urânio do Níger, querem lítio da Bolívia e querem muitos recursos do Brasil.

O autor então defende os BRICS, afirma que eles têm uma política que não é agressiva, que quer parcerias econômicas entre os países e que é muito positivo para o Brasil. Uma certo. Depois dessa diferenciação, ele tenta justificar a política de Lula e assim começa a errar novamente: “a questão essencial, contudo, tange ao fato de que quaisquer alinhamentos desse tipo limitariam, a priori, o protagonismo do Brasil. Uma política externa realista, racional, profícua e realmente soberana tem de ser sustentada essencialmente com base nos interesses nacionais, não com base em interesses de terceiros países, por mais ‘amigáveis’ que possam ser”.

Aqui os erros são dois. É de interesse do Brasil ser alinhado com os BRICS. Quando Lula se afasta da Venezuela de Maduro, ele não está seguindo o interesse nacional brasileiro, mas sim está cedendo a pressão dos interesses dos EUA. Quanto mais forte a Rússia, a China, o Irã, e os demais países atrasados, melhor a situação do Brasil. Segundo, atualmente os dois países que aparecem como grandes lideranças internacionais são Rússia e China. A realidade mostra que a tese de Marcelo Zero está errada.

Então aparece a grande incompreensão: “isso não significa, porém, investir em uma política externa confrontacionista com os EUA, a União Europeia etc. Com esses países, as oportunidades de cooperação são mais estreitas e sujeitas a maiores assimetrias e, muitas vezes, a imposições políticas inaceitáveis. Mas estão longe de serem inexistentes”. Não existe política “confrontacionista” com o imperialismo. Quem está sempre confrontando é o próprio imperialismo.

Basta analisar os dois principais casos de luta contra o imperialismo. O Irã é vítima ou ele partiu para cima dos EUA? A Rússia atacou primeiro ou foi a OTAN quem partiu para cima? Os países que mais batem de frente com o imperialismo hoje foram atacados antes. A diferença é que eles resolveram responder. E por responderem se tornaram lideranças mundiais. O Irã e a Rússia inclusive se tornam cada vez mais populares. Eles são demonizados pelo imperialismo, mas isso é inevitável. Lula não é demonizado justamente porque não está fazendo uma política combativa.

Ele tenta argumentar: “não se trata de neutralismo ingênuo, como avaliam alguns. Na realidade, é a melhor maneira de propugnar por uma ordem mundial multipolar e simétrica, mais permeável aos interesses de países como o Brasil. As grandes disputas mundiais criam espaços para o Brasil ocupar”. Pelo contrário, é um centrismo ingênuo. As grandes disputas mundiais estão polarizndo o mundo, o centro não existe mais. Isso se reflete na política interna, em que o centro desaparece no mundo inteiro, e agora se mostra uma realidade na política internacional.

O caso da Venezuela é a demonstração perfeita disso. Lula tentou achar um meio-termo entre o BRICS e o imperialismo e não está conseguindo de forma nenhuma. O mundo polarizado não permite essa posição centrista. Quem tentou assumir essa postura, México, Brasil e Colômbia, está numa crise total. Agora Lula está sendo atacado pela direita e pela esquerda. E pior, a sua posição de questionar a vitória eleitoral de Maduro está auxiliando o golpe de Estado que tem como uma de suas bases o questionamento das eleições.

Por fim é precisa ligar um alerta. Aqueles que abrem margem para a interferência do imperialismo abrem um flanco para o golpe de Estado. Em 2019, Evo Morales capitulou diante do imperialismo entregando Cesare Batistti para a Itália, ele não foi recompensado, pelo contrário, sofreu um golpe de Estado no mesmo ano.

Na questão da Venezuela não há meio-termo, é Maduro ou Biden • Diário Causa Operária (2024)

References

Top Articles
27 sites like Craigslist to buy or sell stuff in 2024
417-990-0201
Joi Databas
Ups Stores Near
Fat Hog Prices Today
Kathleen Hixson Leaked
Kevin Cox Picks
His Lost Lycan Luna Chapter 5
Kraziithegreat
San Diego Terminal 2 Parking Promo Code
Mawal Gameroom Download
The Haunted Drury Hotels of San Antonio’s Riverwalk
2024 Non-Homestead Millage - Clarkston Community Schools
Colts Snap Counts
Images of CGC-graded Comic Books Now Available Using the CGC Certification Verification Tool
Gdp E124
Navy Female Prt Standards 30 34
The Weather Channel Local Weather Forecast
Directions To Nearest T Mobile Store
Mta Bus Forums
Wrights Camper & Auto Sales Llc
Cable Cove Whale Watching
Wolfwalkers 123Movies
Xxn Abbreviation List 2023
Sacramento Craigslist Cars And Trucks - By Owner
Gesichtspflege & Gesichtscreme
Japanese Emoticons Stars
Kleinerer: in Sinntal | markt.de
Deepwoken: Best Attunement Tier List - Item Level Gaming
'Conan Exiles' 3.0 Guide: How To Unlock Spells And Sorcery
Napa Autocare Locator
35 Boba Tea & Rolled Ice Cream Of Wesley Chapel
Myhrconnect Kp
A Man Called Otto Showtimes Near Carolina Mall Cinema
Retire Early Wsbtv.com Free Book
Dallas City Council Agenda
Lima Crime Stoppers
Sound Of Freedom Showtimes Near Amc Mountainside 10
Reli Stocktwits
Random Animal Hybrid Generator Wheel
How the Color Pink Influences Mood and Emotions: A Psychological Perspective
Whitney Wisconsin 2022
A jovem que batizou lei após ser sequestrada por 'amigo virtual'
Workday Latech Edu
Best Restaurant In Glendale Az
About us | DELTA Fiber
Craigslist Monterrey Ca
Pulpo Yonke Houston Tx
One Facing Life Maybe Crossword
Fishing Hook Memorial Tattoo
Equinox Great Neck Class Schedule
Wayward Carbuncle Location
Latest Posts
Article information

Author: Frankie Dare

Last Updated:

Views: 6356

Rating: 4.2 / 5 (53 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Frankie Dare

Birthday: 2000-01-27

Address: Suite 313 45115 Caridad Freeway, Port Barabaraville, MS 66713

Phone: +3769542039359

Job: Sales Manager

Hobby: Baton twirling, Stand-up comedy, Leather crafting, Rugby, tabletop games, Jigsaw puzzles, Air sports

Introduction: My name is Frankie Dare, I am a funny, beautiful, proud, fair, pleasant, cheerful, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.